TÓPICOS DAS CATEGORIAS

Para cada candidatura descreva/exponha os seus serviços tendo por referência os tópicos abaixo:

ALOJAMENTO

Esta categoria reconhece alojamentos excecionais que contribuam ativamente para a promoção do enoturismo. São candidatos elegíveis: hotéis, pousadas, boutique lodges, bed&breakfast e outras opções de alojamento. O foco está nos alojamentos que, embora não estejam necessariamente associados a uma vinícola, demonstrem forte empenho e compromisso na promoção de uma cultura do vinho e na melhoria da experiência de enoturismo para os seus hóspedes.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o turismo, e em particular para o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas com o enoturismo.
→ O tipo de alojamento que oferece.
→ A sua localização (ex., parte de uma adega, numa região vinhateira, etc.).
→ Número de quartos.
→ O que inclui a sua oferta para além do alojamento.
→ Os preços praticados e porquê.
→ Se pertence ou não a uma cadeia ou rede de alojamento.
→ Guias de alojamento onde está registado.
→ Prémios de Turismo ou selos que tenha conquistado nos últimos anos.

Experiências gastronómicas

Pairings excepcionais de comida e vinho, eventos gastronómicos, e experiências gastronómicas inovadoras em vinícolas ou outros estabelecimentos, com restaurantes, wine bars, lojas de vinhos, entre outros.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o Turismo, em particular para o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas com o enoturismo.
→ O estilo do seu restaurante/wine bar/loja de vinhos.
→ A sua localização.
→ A filosofia subjacente ao menu e a utilização de produtos locais (por favor junte o menu e, de preferência, anexe as referências do Chef à candidatura).
→ A carta de vinhos (por favor anexe a carta à candidatura).
→ Número de clientes que pode receber por dia.
→ Guias de restaurantes em que está registado.
→ As suas estratégias de marketing e ações que demonstrem o seu envolvimento no desenvolvimento do enoturismo na sua região.

ARQUITETURA E PAISAGEM

Esta categoria aplica-se a sítios e/ou edifícios (adega, cubas, etc.) com características arquitetónicas especiais. São igualmente elegíveis para esta categoria os imóveis inseridos em paisagens que ofereçam uma experiência significativa aos visitantes. Estes podem incluir parques, jardins, cenários paisagísticos e/ou vistas panorâmicas sobre a vinha ou a paisagem envolvente.

Podem igualmente concorrer a esta categoria edifícos/espaços com arquitetura contemporânea (futurista, design diferenciador,…). O património natural ou edificado deve ser enaltecido e promovido para demonstrar a sua história ou caraterísticas distintivas aos visitantes.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o Turismo, em particular para o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas com o enoturismo.
→ Os aspetos arquitetónicos particulares (forneça informação histórica sobre a propriedade).
→ Como utiliza os aspetos arquitetónicos particulares do edifício e da paisagem envolvente na promoção da sua empresa vitivinícola.
→ Renovações/alterações realizadas nos últimos anos para melhorar o impacto da arquitetura para os seus visitantes/para o ambiente.
→ O seu parque, jardim, vistas panorâmicas.
→ Como usufruem os visitantes do parque (oferece uma visita guiada, podem passear livremente, existem informações sobre o circuito da visita?)
→ Reportagens e artigos sobre a sua propriedade em publicações de arquitetura.
→ Prémios de arquitetura que tenha conquistado.

ARTE E CULTURA

Reconhece as vinícolas e os operadores que excedam as experiências vínicas tradicionais para enriquecer o ambiente cultural. Este prémio inclui sítios com coleções especiais de obras (pintura, escultura, fotografia, gravura, etc.) em exposição permanente ou temporária, nomeadamente durante a época turística.

São igualmente elegíveis espaços que acolham eventos regulares, como concertos ou atividades culturais (dança, teatro, workshops de artes criativas, espetáculos ao vivo, performances, etc….) e que apoiem residências de artistas, criando um ambiente dinâmico que promova o tecido cultural da comunidade local e uma experiência mais alargada de enoturismo.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o Turismo, em particular para o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas com o enoturismo.
→ As suas instalações de arte e/ou culturais (museu, coleção de arte, exposições temporárias, eventos específicos, etc…)
→ A filosofia subjacente à incorporação de Turismo de arte e cultura na sua propriedade vitivinícola.
→ Preços de visita.
→ Por favor descreva como integrou os aspetos culturais na promoção da propriedade e refira os prémios de arte e cultura que tenha conquistado nos últimos anos.

EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE ENOTURISMO

Esta categoria procura reconhecer e celebrar atividades únicas relacionadas com o vinho, que proporcionem experiências excecionais e diferenciadoras aos visitantes. Iniciativas que vão para além da oferta tradicional, demonstrando criatividade e flexibilidade no panorama em rápida evolução do enoturismo.

Isto inclui sítios que criaram programas de turismo ou conceitos de marketing que se destacam das ofertas do setor. Os candidatos a esta categoria devem oferecer uma experiência significativa, específica e original para os visitantes (individuais e grupos) na propriedade.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o Turismo, em particular para o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas com o enoturismo.
→ As atividades originais e inovadoras ligadas ao vinho que criem uma experiência diferenciadora para os visitantes (passeios a cavalo, passeios pelos vinhedos, atividades específicas na adega, atividades digitais…)
→ Como promove estas atividades.

SERVIÇOS DE ENOTURISMO

Esta categoria é dedicada às empresas que demonstram excelência na criação e prestação de serviços excecionais de enoturismo. Esta categoria celebra a sua contribuição para proporcionar aos visitantes experiências imersivas e memoráveis que mostrem o melhor da cultura vínica local.
Estes podem ser:

→ Operadores turísticos / embaixadores individuais do vinho / grupos de propriedades que demonstrem excelência na elaboração e realização de visitas guiadas e excursões (oferecendo itinerários e programas de enoturismo) que permitam visitas a várias vinhas, ou produtos temáticos.

→ Propriedades ou comerciantes que ofereçam uma gama de serviços comerciais (espaço para reuniões, número de conferências, convenções e eventos profissionais) para grupos e turismo de negócios.

→ Associações profissionais que ofereçam workshops/degustações para o público e/ou ações de promoção específica da sua denominação de origem.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o Turismo, em particular para o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas com o enoturismo.
→ As atividades relacionadas com enoturismo.
→ Que iniciativas desenvolveu no último ano de modo a oferecer uma experiência excecional aos seus clientes?
→ Explique de que modo a experiência/serviço que oferece é vantajosa para o visitante (value for money)
→ De que modo os seus serviços contribuem para o desenvolvimento da indústria de enoturismo local.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM ENOTURISMO

Reconhece as vinícolas que demonstrem excelência em práticas sustentáveis, preservação ambiental e envolvimento da comunidade, tanto em termos de filosofia como de promoção junto dos visitantes.

Esta categoria distingue aqueles que não só implementam iniciativas ecológicas na adega mas também as promovem ativamente junto dos seus visitantes, além de se envolverem e contribuírem para as suas comunidades locais, desenvolvendo atividades de enoturismo sustentáveis.

Descreva:

→ O impacto do serviço que fornece e a sua contribuição para o Turismo, em particular para
o enoturismo, e para a economia da sua região.
→ O seu trabalho em rede com outras instituições/serviços, especialmente relacionadas
com o enoturismo.
→ Que tipo de inovações e desenvolvimentos ambientalmente sustentáveis implementou.
→ De que modo o seu envolvimento e a sua filosofia no que respeita a práticas sustentáveis
se refletem nas suas atividades de enoturismo.
→ Como promove essas práticas junto dos seus colaboradores e visitantes e como os
sensibiliza para essas atividades ambientais