Regras de Concurso

INTRODUÇÃO

GREAT WINE CAPITALS GLOBAL NETWORK

Trata-se de uma rede de cooperação internacional que reúne atualmente doze cidades a nível mundial que têm em comum um bem económico e cultural fundamental: as suas regiões vitivinícolas internacionalmente reconhecidas:

Adelaide |South Australia (Áustralia), Bilbao |Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town |Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz |Reinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco |Napa Valley (EUA), Valparaíso |Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).

A missão da Great Wine Capitals Network é a de promover o desenvolvimento económico, académico e cultural em cada uma das cidades/regiões que a integram, através de intercâmbios e projetos conjuntos, em particular na área do enoturismo. Uma das suas atividades basilares é o concurso BEST OF WINE TOURISM, realizado desde 2003, para atribuição de prémios a serviços de enoturismo que se distingam pela excelência, inovação e impacto na região envolvente.

A primeira fase do concurso decorre em cada uma das cidades e respetivas regiões vitivinícolas, onde são atribuídos os prémios regionais, por categoria. Na segunda fase do concurso, os vencedores regionais integram a competição internacional. O júri internacional designará, para cada cidade-membro, um vencedor global, que se destaque de forma geral pela sua originalidade e inovação, independentemente de categorias.

Será, ainda, realizada nova edição do People’s Choice Award, onde o público tem a oportunidade de votar no seu candidato preferido de cada categoria.

REGULAMENTO

Este concurso tem por objetivo premiar entidades prestadoras de serviços de enoturismo, em cada uma das cidades-membro da Great Wine Capitals Global Network, pela excelência das suas instalações e serviços, em sete categorias diferentes:

→Alojamento
→ Experiências gastronómicas
→ Arquitetura e Paisagem
→ Arte e Cultura
→ Experiências Inovadoras de Enoturismo
→ Serviços de Enoturismo
→ Práticas Sustentáveis em Enoturismo

Como participar?

Submeter a candidatura e os respetivos anexos devidamente preenchidos, até ao dia 17 de julho de 2024.

Deverá ser submetido um formulário de candidatura por cada categoria a que deseja concorrer, no máximo de duas categorias.

A participação no concurso é totalmente GRATUITA.

A avaliação das candidaturas terá em conta os seguintes aspetos

→ Qualidade das instalações e dos serviços prestados
→ Qualidade e características únicas da oferta de enoturismo
→ Serviço ao cliente
→ Grau de envolvimento no desenvolvimento do enoturismo e da região onde se insere.

Nota: O Júri poderá deliberar atribuir uma Menção Honrosa a projetos de enoturismo que não sejam premiados Best Of Wine Tourism, mas que se evidenciem, relativamente aos demais, em algum parâmetro específico (ex: criatividade, dinamismo, envolvimento da comunidade, ou outros).

Objetivos e Benefícios

Estes prémios são uma oportunidade paras as empresas das regiões vinhateiras representadas na Great Wine Capitals Global Network promoverem os seus programas de enoturismo a nível internacional.

Têm também por objetivo:
→ Encorajar a criatividade
→ Lançar novas iniciativas
→ Elevar padrões de qualidade
→ Promover os esforços individuais das empresas do setor
→ Partilhar know-how entre regiões vitivinícolas de vários países
→ Direcionar os que visitam as regiões vinhateiras para locais de excelência

Os vencedores usufruirão dos seguintes benefícios:
→ Troféu e placa “Best Of Wine Tourism”, como selos de qualidade
→ Projeção do negócio a nível internacional
→ Promoção no website, blog, redes sociais e demais suportes de comunicação das Great Wine Capitals
→ Promoção junto de operadores turísticos regionais e internacionais
→ Promoção na imprensa nacional e internacional

Para qualquer informação, contacte

Departamento Municipal de Turismo e Internacionalização
Antes de iniciar o preenchimento do formulário, tenha em consideração que deverá anexar os seguintes documentos:

Obrigatórios:
→ No mínimo 5 fotografias em alta resolução (300 dpis) da sua propriedade/ serviço: de vista geral e específicas que ilustrem a categoria escolhida.

Facultativos
→ Brochuras e outros materiais promocionais;
→ Press Kit com artigos relevantes sobre a atividade desenvolvida no âmbito da categoria escolhida;
→ Vídeos;
→ Testemunhos/ feedback dos clientes;
→ Prémios recebidos nos últimos 2 anos;